Novas histórias, alterações, correcções, pormenores. 

O relato de acontecimentos e histórias nunca termina. Há sempre um facto novo, um acontecimento com maior ou menor importância, que não foi encontrado antes de terminados os livros.

Nalguns casos, apesar da pesquisa e conversas que houve, apenas depois da conclusão do livro e de se ver um outro que foi relatado, estes novos factos surgem, porque alguém se lembra de uma nova história ou de um pormenor, ou de alguns erros ou omissões. Tudo isto pode ser incluídos e/ou corrigido nesta página. 


Novas histórias

(não incluídas em "Raízes da AB")

  • Em Abril de 1932Lilly Kolisko e Eugen Kolisko estiveram em Portugal para 4 conferências na Sociedade de Geografia de Lisboa, dias 4, 5, 8 e 9. A conferência de dia 9 é directamente relacionada com agricultura. 

Lilly (Elisabeth) Kolisko destacou-se por desenvolver medicamentos para a febre aftosa, estudos homeopáticos e influência dos planetas na germinação de sementes. Durante o Curso Agrícola tirou notas em estenografia, que foram preciosas para a edição do Curso Agrícola de Steiner. Foi encarregue por Steiner de validar cientificamente as indicações dadas durante o Curso Agrícola.

Eugen Kolisko foi médico na escola Waldorf de Estugarda, desenvolveu medicamentos para a medicina antroposófica e também estudou a febre aftosa, ente outras doenças.

As palestras de Eugen Kolisko (a 4 e a 8 de Abril ) são relacionadas com a obra de Goethe e a Antroposofia. A de dia 4 iniciou-se com a apresentação da obra de Goethe, “uma figura da humanidade inteira” e da obra “Fausto”, salientando o percurso de naturista a que Steiner quis dar continuidade. Refere depois a fundação de “uma nova Escola de Filosofia – a Ciência Espiritual Antroposófica; uma nova arte do movimento – a Euritmia, uma pedagogia médica, em duas palavras: intensificação do sentimento profundo e religioso da humanidade, pelo desenvolvimento das forças interiores no caminho do aperfeiçoamento espiritual”. É ainda citado a referir que “Como Portugal, pelas suas descobertas, serviu o espírito daquela época, a antroposofia pretende servir o espírito da época actual”. A de dia 8 tem o título “Resultado Prático da Antroposofia, em especial na Pedagogia, no tratamento das crianças, na Medicina”. Depois da descrição de algumas aplicações práticas o autor da notícia refere que a antroposofia fornece elementos de aplicação prática imediata à medicina, filologia, arte e agricultura, entre outras.

As conferências de Lilly Kolisko (dias 5 e 9 de Abril) estão mais relacionadas com a influência dos astros sobre a Terra mas não são indicados os títulos (da primeira apenas se refere a existência de projecções). Sobre a de dia 9 refere-se que versou a influência da lua na agricultura, indicando-se o trabalho laboratorial efectuado pela conferencista, que permitiu tirar ilacções quanto à acção da lua sobre a Terra e no desenvolvimento das plantas, concluindo o autor do relato que “a melhor época de sementeira é sempre antes da lua cheia, desenvolvendo-se as plantas assim semeadas muito mais rápida e intensamente”. Também foi referido o trabalho feito na área do cancro. Em conclusão sobre esta última conferência diz-se: “Cheia de interesse e erudição, muito prendeu esta conferência a atenção da assembleia” (Boletim Soc. Geografia_1932).

    • Em Outubro de 1940. Conferência de Enrenfried Pfeiffer, em Lisboa.

    Enrenfried Pfeiffer, que trabalhou com Steiner na Secção de Ciências Naturais de Dornach, apresentou em Portugal uma conferência pública, na “Sala Algarve” da Sociedade de Geografia de Lisboa. A Conferência, proferida em francês, sobre “Novo Método de Investigação Biológica – A cristalização como “test” das forças formativas nos Reinos Vegetal e animal”, com a “presença de numeroso e selecto auditório de Professores, médicos e estudantes”, e do Responsável pela Agricultura[1]. A iniciativa é de Carlos Santos, em cuja consultório podiam ser recolhidos ingressos para a Conferência. Pfeiffer é apresentado como Director do Instituto de Biologia de Filadélfia. Presidiu o Dr. Queiroz Veloso (professor universitário e historiador) “que se referiu com palavras de merecido louvor ao ilustre conferente suíço e ao seu apresentante, Carlos Santos”. Depois de apresentado por Carlos Santos, que explicou a aceitação do trabalho de Pfeiffer “baseadas sobre mais de cem mil cristalizações feitas,  Pfeiffer fez a palestra com “ilustrada com grande número de projecções luminosas”, iniciando com a explicação da forma como os estudos são efectuados e o uso que podem ter na detecção das doenças das plantas, na qualidade de vigor das sementes, e no conteúdo vitamínico do leite crú ou fervido. Apresentou de seguida os estudos feitos e a aplicação na medicina” (O Século; Diário de Lisboa, Boletim Soc. Geografia_1940) 

    [1] Em Agosto de 1940, os serviços dos Ministérios do Comércio e Indústria e da Agricultura transitaram para o Ministério da Economia, com o sector agrícola na tutela da Sub-Secretaria de Estado da Agricultura, pelo que o responsável máximo da Agricultura seria o Sub-Secretário de Estado da Agricultura, André Navarro, que entre outros cargos, foi professor do Inst. Sup. de Agronomia.


    Pormenor (ou 'por maior')

    • Como se refere a Biocoop publicava um boletim informativo que se chamava "Folha de Alface", com informações para os sócios. Não foi referido que a Naturocoop, cooperativa sedeada no Porto, também publicava um boletim com funções semelhantes que se denominava "Nabos do Norte".

    Correcções

    Nos textos há pequenas gralhas facilmente identificáveis, como por exemplo nos nomes em alemão, de que se pede desculpa. A maioria, pode ser verificadas nos índices remissivos de cada livro, que se encontram na página respectiva deste website. A seguir estão algumas outras correcções, relacionadas com troca de letras e nomes, ou de uma nacionalidade (do lado esquerdo relacionado com "Raízes da AB" e do lado direito com "Agricultura Biodinâmica").

    "Raízes da AB"

    .Na página 108 na caracterização de Afonso Cautela, a meio do parágrafo a frase correcta é 'alimentação natural e macrobiótica, contra o ruído'; no livro está 'conta'.

    .Na página 137 no final do 2.º parágrafo e no final da citação a frase correcta é: 'Com fome em suma!'; a palavra 'eome' está incorrecta.

    .Nas páginas 210 e 252 refere-se a médica Maria van den Berg, que é de nacionalidade holandesa, (erradamente indicado como irlandesa) embora vivesse na Irlanda do Norte, onde trabalha na Comunidade Camphil de Glencraig. O nome correcto é 'van' (ficou escrito 'von'), tal como bem escrito por Bert ten Brinke, no capítulo "Retratos". 

    "Agricultura Biodinâmica"

    .Na página 41, 6.ª linha do 3.º parágrafo o periódico da Demeter iniciou a publicação em 1930 (errradamente indica-se 1931).

    .Na página 52, parte 2.7.4, linha 9, referem-se alguns dos que discutiram a presença na Associação Biodinâmica após a 2.ª Guerra Mundial. A referência a “Vreede” não está correcta.

    .Na página 70, o início do 2.º parágrafo deveria ser: Apesar do empenho de Maikowski, de Julieta e Alexandre Abecassis Leroi, de Carlos Santos e de outros entusiastas, ... A indicação 'Henrique Leroi' não está correcta. 

    .Na página 95, penúltima linha, referimo-nos a Alexandra Contreiras, em vez de 'Helena'.